Bom dia Ricardo...
Meu nome é Caroline, sou formada em administração de empresas, mas trabalho em uma trading. O Comercio Exterior é simplesmente apaixonante, não quero mais sair dessa área. Por isso estou começando a me preparar para consursos voltados para isto, pois trabalhando com isso, vemos como o nosso COMEX ainda pode ser melhorado. Quero poder fazer a diferença no meu país e trabalhar para que o COMEX cresça cada vez mais.
Entretanto, tenho algumas dúvidas que sei que você pode me ajudar. Primeiro, sou de são paulo,e estou preparando o meu projeto de mestrado, pretendo já começá-lo no próximo ano, portanto não quero deixar esta cidade. Sou casada, e meu marido não gosta muito de Brasília (para falar a verdade nem eu....hehehehe)
Além do ACE, existe algum outro concurso voltado para essa área do comércio internacional que não seja com lotação em Brasília?
Outra coisa, eu peguei o conteúdo programático do ACE 2008 e vou me basear nele para dar início aos meus estudos. Muito daquilo ví na faculdade, então não é novo para mim o conteúdo, mas exige um nível de aprofundamento muito maior do que a graduação nos proporciona. Tenho inclusive algumas bibliografias que podem me ajudar neste início, mas gostaria de indicações bibliográficas para um estudo realmente aprofundado.
Prometo, agora é só mais uma coisa: Vou fazer meu planejamento de estudos, como sei que tenho um tempo um pouco maior, já que acredito que o próximo concurso só saia em 2011, gostaria de uma dica sua sobre a ordem de importância e complexidade das disciplinas exigidas....
Sorry, escrevi quase um livro ...hehehe, mas este e-mail é o início de um longo caminho que tenho a percorrer, e gostaria de sua ajuda.
Desde já agradeço a sua atenção. Muito obrigada.
Aguardo retorno assim que possível.
Abraços,
Caroline
Resposta
Oi Caroline, tudo bem
Eu também acho o Comércio Exterior uma área apaixonante, muito interessante mesmo.
Sobre concursos voltados pra essa área, somente existe o de ACE mesmo. E a lotação, pelo menos hoje em dia, é obrigatoriamente em Brasília, o que para muitos pode ser uma desvantagem. No futuro, quem sabe, possamos ter ACE's lotados em outras capitais e até mesmo no exterior. (essa é uma briga da carreira)
Penso que o estudo para o concurso de ACE deve ser mesmo de longo prazo. São muitas as matérias cobradas e o nível de profundidade não é raso. Todavia, estude primeiro por livros direcionados para concursos e, depois, caso sinta necessidade, procure novas bibliografias.
Algumas dicas:
1)- Não despreze nenhuma das matérias do edital. Cada ponto será precioso!
2)- Não estude por apostilas de cursinhos, mas sim por livros!
3)- Estude muito forte Economia e Comércio Internacional (são as duas matérias mais importantes!)
4)- Prepare-se forte para a prova discursiva! No último concurso, esse foi o fator decisivo do concurso. Não tem outro jeito: tem que escrever muito.
Quanto a bibliografias, aconselho em Comércio Internacional, em um primeiro momento os livros do Rodrigo Luz: Comércio Internacional e Legislação Aduaneira e Relações Econômicas Internacionais. Em um segundo momento, aconselho que você se aprofunde na OMC. A Prof Vera Thorstensen tem livros fantásticos nessa área. Não podemos esquecer, no entanto, que o comércio exterior é muito dinâmico e suas regras estão sempre sendo modificadas. Por isso, é importante estar atualizado e, nesse sentido, os cursos do Ponto que ministro no Ponto são uma boa pedida.
Em Economia, o ideal são livros acadêmicos: Varian, Mankiw, Pindick.
Bom, é isso! Também escrevi quase um livro! Espero poder te ajudar. Caso tenha outras dúvidas, não deixe de perguntar.
Um forte abraço,
Ricardo Vale