Concurso Público: Apenas o começo!
Olá, amigos concurseiros, tudo bem?
Hoje eu vim aqui falar de um assunto muito importante para você, que daqui a bem pouco tempo estará exercendo suas atividades em um cargo público. Eu diria que a nossa conversa de hoje é fundamental para o seu futuro e, quem sabe até para o futuro de nosso País.
Algo que me incomoda bastante e tenho certeza de que incomoda a várias outras pessoas é o perfil estereotipado que a sociedade brasileira ainda tem dos servidores públicos. Para muitos, o servidor público ainda é aquela pessoa que tem estabilidade, ganha bem e trabalha pouco. Muitos vêem a aprovação em um concurso público como um verdadeiro prêmio! É como se depois da aprovação ninguém precisasse mais se dedicar e pudesse tão somente aproveitar a vida.
Eu não partilho dessa idéia! Nós precisamos pensar que é justamente depois de sermos aprovados em um concurso público que tudo começa. Não podemos encarar a aprovação simplesmente como um prêmio pelas nossas horas de estudo, pela nossa dedicação.
Tudo bem, você realmente merece todo o reconhecimento por ter sido aprovado. No entanto, o Brasil espera muito mais de você! O Brasil espera que você faça jus à sua estabilidade, ao seu salário, à sua carreira. Afinal de contas, qual o mérito em ser aprovado e depois se tornar uma pessoa acomodada no serviço público? Será que há algum mérito em querer somente regalias?
Se observarmos os salários na iniciativa privada, perceberemos que, atualmente, a média dos salários dos servidores públicos é bem superior. O que será que existe por trás disso? Bem, eu diria que por trás das altas remunerações dos servidores públicos existe a crença do governo brasileiro em um Estado mais forte, mais profissional!
Eu acredito muito nessa idéia! O Estado precisa ser composto de pessoas altamente especializadas, precisa ser composto das “melhores cabeças”, de pessoas que realmente querem fazer a diferença. Somente assim possuiremos políticas públicas realmente eficientes que trarão desenvolvimento e crescimento econômico ao país. Com pessoas dedicadas e profissionais na condução das políticas governamentais, o Brasil terá condições reais de se firmar nos próximos anos como uma grande potência mundial.
Já é possível perceber nos últimos anos que as coisas vêm mudando para melhor! A Polícia Federal e a CGU tem trabalhado como nunca no combate à corrupção. A Receita Federal tem atuado de forma cada vez mais incisiva no combate ao contrabando e à sonegação fiscal.
No entanto, ainda há muito a melhorar! Os desafios do futuro não são poucos! Nos próximos anos, o Brasil terá participação destacada nas principais questões internacionais – meio ambiente, energia, comércio internacional, segurança- e você fará parte dessa história como servidor público. Você terá condições de influenciar positivamente nos destinos do País!
Precisamos ajudar a construir um Estado profissional, que não esteja comprometido com interesses pessoais! Precisamos ajudar a construir um País baseado em um projeto de Estado e não em um simples projeto de governo. Para isso, no entanto, não há espaço para pessoas acomodadas ou para “sanguessugas”, mas somente para servidores que acreditem na importância de sua função e que queiram realmente fazer a diferença!
Vamos fazer uma verdadeira revolução no serviço público! Vamos batalhar pela meritocracia e pela moralidade nos concursos públicos, construindo um Estado profissional e comprometido com os objetivos do Brasil!
Um grande abraço,
Ricardo Vale
0 comentários:
Postar um comentário