15 de setembro de 2009

Depende de você!

Olá, amigos concurseiros!
Como vão os estudos? Espero que estejam cada vez mais motivados a alcançar seus objetivos!
É com grande satisfação que inicio aqui o nosso blog! Ele tem como finalidade esclarecer dúvidas e repassar dicas para que possamos melhorar nossas técnicas de estudos.
Bem, para iniciar o post de hoje eu gostaria contar uma historia.
Durante um bom tempo da minha vida fui atleta de jiu-jitsu e judô, o que me faz até hoje ser verdadeiramente apaixonado por artes marciais. A prática de artes marciais vem sempre acompanhada de uma boa dose de disciplina e motivação, enrijecendo o caráter do atleta. Ganhar ou perder em uma competição são situações opostas, mas que igualmente trazem aprendizado. Acredito que a derrota, inclusive, é que traz as maiores lições. Ser atleta, participar de competições, enfrentar seu adversário cara-a-cara não é algo fácil. Há que se estar preparado e confiante para obter o melhor desempenho! Um lutador de artes marciais, pelo simples fato de sê-lo, já é uma pessoa diferente, mais aguerrida e mais dedicada.
Mas de todos os grandes lutadores que vi até hoje, um brasileiro de nome Lyoto Machida foi o que mais me impressionou. Lutador de karatê nascido na Bahia, mas desde muito novo tendo mudado para Belém, Lyoto é atualmente o campeão do torneio de Mixed Martial Arts (também conhecido como “vale-tudo”) mais importante do mundo.
O brasileiro obteve seu cinturão recentemente, vencendo um excepcional lutador americano, que nunca havia sido derrotado. Lyoto, também invicto, impressiona a todos com sua técnica apurada e contagia os fãs com seu carisma e humildade. Diferente de muitos lutadores arrogantes, ele respeita seus adversários e é muito ponderado quando fala de si mesmo.
Após a formidável vitória por nocaute sobre o americano, Lyoto Machida falou chorando em entrevista algo que nos faz pensar e nos dá uma idéia do quanto ele teve que se superar:
“Quando eu tinha 15 anos, eu assistia as lutas do Royce Gracie (famoso lutador brasileiro) e pensava que um dia eu queria chegar lá. Eu treinei minha vida inteira querendo ser um campeão, eu treinei duro sempre. Foram muitas repetições, muitas horas de treino, muito choro. Enquanto meus amigos estavam em festas, eu estava treinando, mas hoje eu consegui. Se você tem um sonho, vá em frente! É possível, você pode fazer isso!”
Por esse imenso Brasil afora, existem inúmeras pessoas com talento para diversas modalidades esportivas, mas que não chegam a se consagrar como grandes campeões, o que pode ser explicado pela deficiente estrutura de apoio ao esporte em nossos país. Mas e aqueles que conseguem, será que foi por sorte ou porque eram gênios? Eu diria que nenhum dos dois! Na verdade chegaram à consagração aqueles que acreditaram no seu sonho, aqueles que dedicaram todas suas forças para um objetivo.
O concurseiro nada mais é do que um atleta em busca de seu sonho e ele também é uma pessoa diferente, mais focada, mais dedicada, mais sonhadora. A sorte ou o gênio não existem! O que existe é força de vontade e abdicação! Não desanime! Se você chegou até aqui, essa é a hora de intensificar mais ainda sua preparação.
O seu sonho pode e vai virar realidade, não depende da ESAF, não depende de quando vai sair o edital, não depende de quais matérias vão fazer parte da prova! Só depende de você e da sua dedicação! Quando perguntado sobre quem foi o seu maior adversário até hoje, o brasileiro Lyoto Machida, respondeu que: “O meu maior adversário é vencer todos os dias o cansaço e as dores no corpo, isso é realmente difícil!”
Vamos lá, meus amigos! Superem-se e, acima de tudo, estejam comprometidos com seus sonhos. O seu maior desafio é vencer você mesmo! Grande abraço a todos e bom estudo!

Artigos Relacionados

3 comentários:

Unknown disse...

Meu querido amigo!!!!!!
Nossa eu vou ser a primeira a deixar um recado aqui para vc hein que honra!!!
Queria deixar escrito aqui que em vários momentos vi o seu esforço de viajar horas e ficar longe das pessoas que vc ama por um objetivo maior, e vc conseguiu!!!!!.Parabens!Que Deus ilumine seus caminhos!!!
Vc merece tudo isso!!!!
Um grande bjo de sua amiga
Aryana

15 de setembro de 2009 às 17:19
Eder Oliveira disse...

Grande Ricardo !!!
Não preciso nem dizer que já adicionei este seu blog na parte de "meus favoritos" no computador, né!?
Tenho certeza que seu sucesso só está começando, parabéns meu amigo.
Abraço.

Eder Oliveira da Silva

19 de setembro de 2009 às 05:16
Unknown disse...

Olá Ricardo, gostei muito do seu blog, já está ajudando um bocado.

Agora lendo este artigo, num momento em que estou tão focado neste concurso de AFRF, vc me vem e usa de exemplo o Lyoto, tive q me emocionar... Para mim é especialmente tocante pq sou amigo de infancia dele (embora agora faça anos q não o veja), tenho acompanhado sua trajetoria no UFC, e tbm pq tenho as artes marciais na minha formação de caráter... Enfim, me emocionei bastante com seu texto e me senti ainda mais motivado a PERSISTIR nessa luta. Grande Abraço, Rodrigo

16 de outubro de 2009 às 18:21

Postar um comentário

Charge

Charge