Esclarecendo dúvidas

Olá professor, primeiro quero elogiar o curso de exercícios do ponto, já fiz isto antes, mas agora tenho um motivo mais forte: acredito que vou para a discursiva! a prova de cominter derrubou muita gente boa, mas eu estava municiado o suficiente pra fazer 60% dela e agora torço para não perder muito com os recursos.
Professor, você poderia dar algumas dicas de leitura e questões que podem ser cobradas nas discursivas. Muita gente está preocupada com ela (eu me incluo nesse grupo) e perdidinha no assunto, principalmente pq prova discursiva na área fiscal, salvo engano, é a primeira vez que é cobrada.
Suas dicas serão repassadas no FC e no grupo que montamos com este interesse.
Grato!
Thiago


RESPOSTA:

Oi Thiago, tudo bem?
Fico realmente feliz que você tenha ido bem e que o nosso curso de exercícios tenha te ajudado. Espero, sinceramente, que você seja aprovado. Quanto à prova discursiva, tenho as seguintes dicas:
1)- Muitos acreditam que não precisam estudar mais o conteúdo das disciplinas. Eu penso o contrário: vocês precisam sim continuar estudandoo conteúdo, mas agora de uma forma diferente.
2) As questões agora não são objetivas, com possibilidades de escolha. Ou você sabe, ou você não sabe!
3) A forma de estudar agora deve ser diferente. Você precisa se aprofundar no assunto e simular questões discursivas. Acredito que montar um grupo de estudo é a melhor maneira de simular questões. Cada um elabora algumas questoes e divulga para que os outros possam fazê-las.
4)- É difícil saber quais assuntos podem ser cobrados! Afinal de contas, tudo que esta no edital poderá ser objeto da prova. Veja a prova objetiva como exemplo. Eu considerava que teríamos pelo menos duas questões sobre regimes aduaneiros especiais e a ESAF fez só uma questão desse assunto - a mais fácil da prova, por sinal.
5) Meu conselho: leia os jornais e procure contextualizar o que você lê com o que é pedido no edital.
6) Se eu fosse o examinador da ESAF - mas não sou - elaboraria questões relacionadas com políticas comerciais e crise financeira ou então sobre integração regional.
Nos próximos dias - deixa só passar essas festas de fim de ano, porque senão recebo um cartão vermelho da minha mulher - pretendo escrever no site do Ponto algo sobre as discursivas.
Um abraço,
Ricardo Vale
Leia Mais

Esclarecendo dúvidas - SGPC

Olá, professor! Gostaria de esclarecer um duvida.
Eu tinha entendido q o SGPC era um acordo de concessoes mutas entre os paises em desenvolvimento. Sendo assim, considerei errada a alternativa dada pela Esaf no concurso AFRFB q dizia: os paises menos desenvolvidos nao estao obrigados a fazer concessoes em base de reciprocidade aos demais paises no ambito do SGPC.
E pior, nao vejo nenhum professor falando nada sobre essa alternativva. Sobre esse ponto q julgo estar ela incorreta pq no SGPC ha concessoes mutuas entre os paise em desenvolvimento.
Gostaria de saber a sua opiniao sobre esta questao. Estou errada? posso ter entendido mal a sua aula.
Obrigada e aguardo retorno.]
Magda


RESPOSTA:

Oi Magda, tudo bem?
Essa questão está errada, mas por outro motivo. Não existe o tal do SGPM!
No mais, ela está correta. Dizer que no âmbito do SGPC os países em desenvolvimento fazem concessões mútuas de preferências é diferente de dizer que eles têm obrigação de reciprocidade. Quando falamos ainda em países de menor desenvolvimento relativo - menos desenvolvidos -, precisamos ter em mente que estes receberão mais preferências do que concederão. Ou seja, estes recebem um tratamento mais favorecido dentro do SGPC
Um grande abraço,
Ricardo Vale
Ricardo Vale Silva
Analista de Comércio Exterior
Leia Mais

Esclarecendo dúvidas - OMC

Olá, Prof. Ricardo!

Na questão para ACOMEX/2002(ESAF) a seguinte assertiva foi considerada
incorreta.

"A OMC é uma organização internacional vinculada ao Sistema das Nações Unidas".

Fui ao site da ONU, li a Carta das Nações Unidas e lá está escrito:

"ARTIGO 57 - 1. As várias entidades especializadas, criadas por
acordos intergovernamentais e com amplas responsabilidades
internacionais, definidas em seus instrumentos básicos, nos campos
econômico, social, cultural, educacional, sanitário e CONEXOS, SERÃO
VINCULADOS ÀS NAÇÕES UNIDAS, de conformidade com as disposições do
Artigo 63. 2. Tais entidades assim vinculadas às Nações Unidas serão
designadas, daqui por diante, como entidades especializadas."

Na estrutura do ONU, neste link:
http://www.onu-brasil.org.br/conheca_estrutura2.php, vi que a OMC
integra os chamados órgãos conexos da ONU, assim, posso dizer que a
OMC é um organismo vinculado à ONU?

Um abraço!
Christiane Martins


RESPOSTA:

A OMC é sim uma organização internacional vinculada ao Sistema das Nações Unidas, inclusive no entendimento de Paulo Henrique Portela, que é o autor cujo livro foi utilizado pela ESAF para a elaboração do edital de DIP. No entanto, isso não exclui sua autonomia como organização internacional.
Grande abraço,

Ricardo Vale
Leia Mais

Charge

Charge