22 de junho de 2011

Teoria das Vantagens Absolutas

Olá, amigos! Como vão os estudos?

Hoje vamos falar sobre a Teoria das Vantagens Absolutas!

A Teoria das Vantagens Absolutas foi criada por Adam Smith no final do século XVIII. As ideias de Adam Smith tinham como fundamento principal o liberalismo comercial (livre comércio). Segundo ele, para que a sociedade como um todo saísse ganhando, cada país deveria se especializar na produção dos bens em que fosse mais eficiente. Vamos a um exemplo bem clássico!

Imagine dois países (Brasil e Inglaterra). No Brasil, um trabalhador consegue produzir 2 sapatos/ hora e 5 bolsas/hora.Na Inglaterra, um trabalhador consegue produzir 5 sapatos / hora e 2 bolsas / hora. Segundo Adam Smith, o Brasil deve se especializar na produção de bolsas enquanto a Inglaterra se especializa na produção de sapatos.

Assim, com cada país se especializando na produção de um bem, teríamos ao final de 4 horas de trabalho:

- No Brasil: 5 bolsas / h x 4 h = 20 bolsas

- Na Inglaterra: 5 sapatos / h x 4h = 20 sapatos

- A sociedade como um todo produz 20 bolsas e 20 sapatos

Se ninguém se especializasse em nada e cada país trabalhasse 2 horas na produção de sapatos e 2 horas na produção de bolsas, teríamos:

- No Brasil: 5 bolsas / h x 2 h= 10 bolsas - 2 sapatos / h x 2 h = 4 sapatos

- Na Inglaterra: 2 bolsas / h x 2 h = 4 bolsas - 5 sapatos / h x 2 h = 10 sapatos

- A sociedade como um todo produz 14 bolsas e 14 sapatos

Comparando as duas situações, eu faço a seguinte pergunta a você: é melhor para a sociedade como um todo que cada país se especialize na produção de um bem ou que ambos produzam os dois bens?

Excelente resposta! Sabia que você ia acertar! É melhor para um sociedade como um todo que cada país se especialize na produção de um bem, o que referenda a tese de Adam Smith.

Recapitulando: pela Teoria das Vantagens Absolutas, cada país deve se especializar na produção de bens em que seja mais eficiente.

Por hoje é so, meus amigos!

Um grande abraço a todos,

Ricardo Vale
"O segredo do sucesso é a constância no objetivo!"

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Charge

Charge