Teoria das Vantagens Comparativas
Olá, pessoal, tudo bem? Como vão os estudos?
Espero que estejam cada vez mais motivados a alcançar seus objetivos!
Dando continuidade aos nossos artigos, continuaremos a falar sobre as Teorias de Comércio Internacional. Em artigo anterior, já havíamos tratado da Teoria das Vantagens Absolutas. Hoje falaremos sobre a Teoria das Vantagens Comparativas!
Segundo a Teoria das Vantagens Absolutas, cada país deveria se especializar na produção dos bens em que fosse mais eficiente.
Mas aí é que vem a pergunta: e se um país for mais eficiente na produção de todos os bens? Será possível o comércio internacional?
A resposta a essa questão nos é dada pela Teoria das Vantagens Comparativas!
Vejamos a situação abaixo!
Imaginemos 2 países (Brasil e Inglaterra). No Brasil, um trabalhador consegue produzir 2 sapatos / hora ou 3 bolsas / hora. Na Inglaterra, um trabalhador consegue produzir 8 sapatos / hora ou 4 bolsas / hora.
Nessa situação, a Inglaterra é mais eficiente tanto na produção de sapatos quanto na produção de bolsas. No entanto, a Inglaterra é relativamente mais eficiente na produção de sapatos do que na produção de bolsas. E, por isso, segundo a Teoria das Vantagens Comparativas, ela deverá se especializar na produção de sapatos.
Assim, com a Inglaterra se especializando na produção de sapatos e o Brasil se especializando na produção de bolsas, teríamos ao final de 4 horas de trabalho:
- Na Inglaterra: 8 sapatos / h x 4 h = 32 sapatos
- No Brasil: 3 bolsas / h x 4 h = 12 bolsas
- A sociedade como um todo produz 32 sapatos e 12 bolsas
Se ninguém se especializasse em nada e cada país trabalhasse 2 horas na produção de sapatos e 2 horas na produção de bolsas, teríamos:
- Na Inglaterra: 8 sapatos / h x 2 h = 16 sapatos - 4 bolsas / h x 2 h = 8 bolsas
- No Brasil: 2 sapatos / h x 2 h = 4 sapatos - 3 bolsas / h x 2h = 6 bolsas
- A sociedade como um todo produz 20 sapatos e 14 bolsas.
Comparando as duas situações, eu faço a seguinte pergunta: é melhor que cada país se especialize na produção de um bem ou que ninguém se especialize em nada?
Para a sociedade como um todo, é melhor que cada país se especialize na produção do bem em que possua vantagens comparativas, isto é, que cada país se especialize na produção de bens em que é relativamente mais eficiente.
Dessa forma, pela Teoria das Vantagens Comparativas, o comércio internacional será a alternativa mais viável ainda que um país seja mais eficiente na produção de todos os bens.
Um grande abraço a todos,
Ricardo Vale
"O segredo do sucesso é a constância no objetivo!"
0 comentários:
Postar um comentário